Quem nunca apostou em um bolão do Oscar? Seja um valor em dinheiro ou apenas pela brincadeira, é sempre algo divertido de se fazer - costuma-se apostar em categorias maiores, tal qual Filme, Ator, Atriz, Coadjuvantes, Roteiros etc. Antigamente havia as categorias de Mixagem e Edição de Som, cuja diferença era uma incógnita para alguns, mas são duas funções distintas e igualmente importantes. Infelizmente elas foram unificadas, em uma chamada apenas de Melhor Som. É um ótimo exemplo de categorias que sempre são deixadas em segundo plano; ainda assim, as mais subestimadas tipicamente são as de curta-metragem.
Curta-Metragem (Live-Action)
Documentário de Curta-Metragem
Curta-Metragem de Animação
O mercado de curtas-metragens é muito rico criativamente, e não deve nada ao dos longas. Há ainda uma ideia de que cineastas iniciam suas carreiras fazendo curtas (por questão de viabilidade), então migram para longas e permanecem por lá, quando na verdade é muito comum a produção de curtas após o primeiro longa-metragem. Um exemplo recente é What Did Jack Do?, de David Lynch. O tamanho reduzido pode ao mesmo tempo ser um desafio em nível de storytelling quanto pode ser uma vantagem - o argumento costuma ser mais simples, e requer um arco narrativo mais simples e compacto, o que facilita em certa medida para escrever o roteiro e tirar do papel. Mas, por outro lado, é preciso saber elaborar uma história objetiva (ou não) e que engaje o público-alvo, sem sobrecarregar o filme de informações e/ou personagens.
Os filmes indicados esse ano a essas categorias são bastante diversos, em nível narrativo e em nacionalidades.
Curta-Metragem (Live-Action):
Two Distant Strangers aborda a violência policial e o racismo nos EUA e no mundo, usando a estrutura do Dia da Marmota (um personagem vive o mesmo dia repetidamente) de maneira muito original e crítica. É um filme especialmente tocante, por mostrar algo tão horrível e infelizmente tão atual. White Eye possui uma trama aparentemente simples - uma discussão envolvendo uma bicicleta - mas seu subtexto discute temas como imigração e tensões políticas entre israelenses e palestinos. Vale destacar que tecnicamente é um filme muito bem feito, com um plano sequência de encher os olhos. Vemos o mesmo em The Present, só que a abordagem é um pouco mais "lúdica", acompanhando a busca de uma família por uma geladeira nova. A geladeira funciona como representação dos embates sociopolíticos da região, e não à toa boa parte da história se passa na própria fronteira. Feeling Through é um pouco mais leve que os demais, e traz uma mensagem positiva de inclusão, sendo o primeiro filme com um ator surdo-cego em um papel principal. The Letter Room é talvez o menos impactante da lista. É uma comédia de humor ácido que se passa em uma prisão, e conta com Oscar Isaac como protagonista.
Palpite: Two Distant Strangers pode ganhar o prêmio. Sua temática é altamente relevante, e é trabalhada de uma maneira original e reflexiva, com um final que é um soco no estômago.
Documentário de Curta-Metragem:
A Love Song for Latasha fala sobre o assassinato de Latasha Harlins, uma garota de 15 anos, afro-americana, que foi morta a tiros em um supermercado. O filme aborda a situação de forma poética, contando com depoimentos de amigos e familiares e um poema dela, declamado por sua melhor amiga. A Concerto Is a Conversation acompanha a trajetória de Kris Bowers, compositor da trilha sonora de Green Book, e a importância de sua família para sua vida e sua arte. Do Not Split é um registro direto dos protestos em Hong Kong no ano de 2019 e começo de 2020, revelando os conflitos internos graves e a conturbada tensão política e econômica com a China. Colette segue outra direção, trazendo os horrores da Segunda Guerra Mundial, sob o ponto de vista de Colette Catherine, cujo irmão foi morto em um campo de concentração pouco antes do final da guerra. Hunger Ward é talvez o curta mais impactante indicado, mostrando a dura realidade do Yemen. Acompanhamos o dia-a-dia em um centro de alimentação de crianças famintas. Enquanto algumas conseguem se recuperar, outras acabam não resistindo...
Palpite: Em meio a vários títulos pesados, A Love Song for Latasha é o que se destaca mais. Consegue se manter um retrato duro da realidade sem perder o tom poético, pesando menos o ritmo e construindo uma reflexão que atinge o fundo da alma.
Curta-Metragem de Animação:
Uma das categorias mais diversificadas. Se Algo Acontecer... Te Amo mostra o processo de luto de uma família, cuja filha foi morta em um tiroteio escolar. As composições são lindas, com um jogo de sombras perfeito, que representa o interior dos personagens. Opera é um curta bem experimental que consiste em uma imagem fixa, que sobe e desce gradualmente, revelando uma espécie de "pirâmide social" e movimentos revolucionários proletários. Indo mais além com o experimentalismo, Genius Loci é um filme francês que... bem, é difícil definir uma sinopse. O traço e os movimentos da animação são incríveis, e o enredo é propositalmente caótico (num... bom sentido?). Toca é a indicação da Pixar, a história de um coelho tentando construir a toca ideal - certamente é o mais fofinho dos cinco! Por último, Yes-People é uma produção islandesa que mostra uma vizinhança na qual todos moradores somente falam a palavra "sim".
Palpite: Se Algo Acontecer... Te Amo pode ser o vencedor da noite. Com um enredo simples e emocionante, o que o destaca dos demais é a narrativa visual. Genius Loci é lindo visualmente, mas o roteiro fica um pouco aquém, então o curta da Netflix seria um ótimo palpite.
Nem sempre os filmes dessas categorias são de fácil acesso, mas nesse ano vários indicados estão disponíveis via streaming (saiba aonde assisti-los em https://bit.ly/3dqcJrs). E aí, vai considerar adicionar os curtas-metragens no bolão do Oscar esse ano?
Mais sobre a temporada de premiações:
Letterboxd:
lucasnoronha99 (https://bit.ly/3dbE2p5)
Uma canção para Latasha é um filme que traz uma discussão muito importante, gostei. Achei muito belo e impactante também a animação Ir anything happens I love you.
ResponderExcluirBons palpites! Obrigada pelas dicas!
Simmm. São muito bons msm. E obg :)
Excluir