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Review Oscar 2021 (e o futuro do blog)

O texto da semana está dividido em duas partes; a primeira sendo a respeito da cerimônia do Oscar e a segunda avisos importantes.

(Imagem retirada de: https://bit.ly/2R8sJHk)

Aconteceu o Oscar - uma edição um tanto quanto peculiar, com algumas surpresas e muitas confirmações. Os resultados já são bem sabidos: Nomadland foi o grande vencedor da noite, Meu Pai bateu Borat 2 e Nomadland (os mais cotados) e venceu Melhor Roteiro Adaptado e, junto de roteiro, Anthony Hopkins também foi premiado. Talvez a maior surpresa da noite, já que todos apostavam na vitória de Chadwick Boseman. O Som do Silêncio merecidamente ganhou Melhor Som, e não tão merecidamente Melhor Edição; filmes como Os 7 de Chicago e Meu Pai foram muito melhores nesse aspecto.

Ainda que com um resultado satisfatório, a energia geral foi baixa. Afinal, como estar feliz diante de tudo que passamos (e estamos passando ainda)? Por outro lado, a temporada trouxe ótimas produções em sua maioria - nenhum Parasita, ainda assim grandes filmes. Nomadland, Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Druk, Soul, O Som do Silêncio... até filmes que não tiveram tanta visibilidade, como Wolfwalkers, Quo Vadis Aida?, Agente Duplo e diversos dos curtas-metragens indicados. Como entusiasta das categorias "menores", aponto a vitória de Dois Estranhos e Professor Polvo como dois grandes méritos da premiação. Dois Estranhos é uma das melhores produções indicadas (o quarto melhor filme, na minha lista pessoal), enquanto Professor Polvo é poesia pura, um documentário com pegada de ficção bastante reflexivo. Tinham melhores? Talvez. Mas o prêmio está em boas mãos.

Não apenas a energia, a "previsibilidade" da maioria das vitórias deixou a cerimônia em uma zona de conforto, sem muita possibilidade de grandes emoções - mesmo que seja injusto comparar com a edição de 2020, muito transgressora e atípica. Vale mencionar o destaque na representatividade, com a vitória de artistas como Chloé Zhao e Yoon Yeo-jeong, pioneiras em suas respectivas categorias indicadas, além do prêmio merecidíssimo a Daniel Kaluuya. Houve discursos impactantes também, como o relato de Thomas Vinterberg sobre sua filha, tragédia que marcou os bastidores de Druk (mas isso comento em outro momento, esse filme certamente merece uma referência no quadro Além da Barreira das Legendas).

Esse ano foi o primeiro no qual consegui assistir a todos indicados e, entre um formato e outro, foi a maior cobertura que fiz do Oscar. Todos os indicados a Melhor Filme foram comentados no podcast Sessão das Onze, e aqui no blog trouxe resenhas, críticas e ensaios de alguns filmes e categorias. A questão é: o que o futuro reserva?

Arte do logo por Ana Luísa Menezes (@analouz).

O CineAlternativo é um blog que existe desde 2016 (mas começou a ganhar forma a partir do final de 2019), cujo objetivo é propagar arte e abordar filmes que costumam não ter um grande público - produções de nacionalidades que não americana, independentes, cult e/ou alternativas. De lá pra cá, experimentei algumas coisas, iniciei quadros, comentei sobre filmes mais comerciais e do momento (o que não é nenhum demérito), séries, até peças de teatro. Meu grande desafio sempre foi a periodicidade. Tentei diversas vezes escrever posts periodicamente, mas o momento pelo qual estava passando - bem como o isolamento social - me dificultavam. Afinal, está bem difícil encontrar motivação e foco no período em que vivemos, não?

Experimentei também gravar vídeos para o YouTube e o Instagram, que tiveram relativo sucesso, em especial no IGTV; mas ainda que seja do meio audiovisual, minha linguagem é a escrita. Então me pus a pensar: e agora? Longe de desistir do blog, decidi mudar um pouco a logística com a qual estava coordenando meus projetos. Disponibilizei alguns dos textos publicados aqui na minha página profissional (confira em https://bit.ly/3eKObtQ) e irei abordar produções de modo geral no Sessão das Onze. Se você é novo por aqui, o Sessão é um podcast que organizo com meu amigo João Antunes, uma conversa descontraída sobre cinema.

Musicais também são uma grande paixão minha - tanto que iniciei um quadro voltado a esse gênero no blog. Cheguei, entretanto, a um ponto no qual o conteúdo se distanciava demais do meu objetivo. Amaria falar sobre Broadway, a carreira de Stephen Sondheim ou Dear Evan Hansen (que, inclusive, vai ganhar um filme, com estreia em setembro), mas essa parcela do conteúdo será abordada no canal Primeira Fila. Nele, eu e a atriz e cantora Sofia Sol iremos trazer assuntos relacionados ao teatro e cinema musical, desde obras mais conhecidas até aqueles musicais underground que mereciam maior visibilidade, como Sunday In the Park With George (uma peça essencial para quem quer seguir no meio artístico, não apenas teatro musical).

E o CineAlternativo? Vai continuar existindo. Penso em de repente migrar para outra plataforma; até decidir isso irei continuar postando aqui no blog, textos sobre essas produções tão incríveis e que deveriam ser mais conhecidas - na pegada do quadro Além da Barreira das Legendas. Preciso de um tempo também para criar um repertório maior, em especial de cinema brasileiro. Filmes nacionais sempre foram minha grande lacuna como cinéfilo, e agora estou começando a assistir aos nossos clássicos. Digo de antemão que O Auto da Compadecida virou um dos meus filmes preferidos.

Esperem por mais novidades pois, se tudo der certo, o futuro promete. Até lá, se cuidem, e valorizem a arte - desde aquele artista famoso até seu amigo artista.



Cobertura Oscar 2021: 


Críticas e ensaios (CineAlternativo):
A Voz Suprema do Blues - https://bit.ly/3qX3Nir
Uma Noite em Miami - https://bit.ly/39FAT0n
O Som do Silêncio - https://bit.ly/3doviwb
Curtas-metragens indicados - https://bit.ly/39SBITi
Animações indicadas - https://bit.ly/3t3dhJx

Podcasts (Sessão das Onze):
Os 7 de Chicago - https://spoti.fi/3rX9EnV
A Voz Suprema do Blues - https://spoti.fi/2Q3p3pM
Uma Noite em Miami - https://spoti.fi/3sZGrKz
O Som do Silêncio - https://spoti.fi/3uuwbu8
Doce Vingança - https://spoti.fi/32XYXHU
Judas e o Messias Negro - https://spoti.fi/3xB1Igk

Letterboxd: Lucas Noronha

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