O Academy Awards (Oscar) está quase chegando! Dia 25 de abril acontecerá a tão esperada premiação. Para tanto, eu e meu amigo João Antunes estamos cobrindo os principais indicados no nosso podcast de cinema, Sessão das Onze. Disponível nas plataformas Spotify, Anchor e Google Podcasts. Enquanto isso, aqui no blog, irei trazer um panorama de categorias não tão comentadas, como os curtas-metragens, filmes internacionais, documentários, entre outras.
(Crédito: Fotomontagem)
E vamos falar da categoria de Melhor Animação. O primeiro nome que vem à mente é Soul, a tão comentada (e maravilhosa) animação da Disney / Pixar. É um filme primoroso e pioneiro: a primeira produção do estúdio com um protagonista afrodescendente, e provavelmente a animação mais adulta da casa do Mickey Mouse até então. Não é o único indicado da edição a abordar esses temas, mas é o que mais trabalha com questões como mortalidade, propósito de vida e espiritualidade. Há algumas semelhanças com Divertida Mente, mas ainda assim Soul consegue se manter como uma produção altamente original e reflexiva. Aposto que, se você fosse apostar em um bolão do Oscar, apostaria em Soul, certo? O filme está varrendo as premiações e certamente irá ganhar o prêmio. Mas vamos aos demais indicados; aí se torna perceptível o quanto o favoritismo pode ser prejudicial em uma esfera maior.
A Disney também consta com mais uma animação indicada, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica - uma produção nos moldes do estúdio, que emociona mas não surpreende. Temos também A Caminho da Lua, original Netflix, um musical com um enredo simples e tocante a respeito do luto. Vale destacar o protagonismo asiático, mais um exemplo da diversidade de histórias presentes nessa edição do Oscar (ainda que uma indicação à Regina King faça falta). Shaun, O Carneiro: O Filme - A Fazenda Contra-Ataca é bastante lúdico, bem animado e exatamente o que se espera de um filme do Shaun; se vale a indicação ao Oscar é outro ponto, mas é eficiente no que se propõe, e é um bom passa-tempo. A quinta e última indicação é a de Wolfwalkers. Aqui o favoritismo das premiações pesa, e torna-se importante alguns questionamentos.
Pode ser feita uma analogia à edição de 2016, que premiou Divertida Mente com uma lista de indicados como Anomalisa e o brasileiro O Menino e o Mundo. A produção da Disney é inegavelmente um filme emocionante e muito bem feito, com uma abordagem extremamente original de temas bastante adultos - no caso psicologia e a mente humana. Agora, é justo Divertida Mente competir com obras tão diferentes quanto, por exemplo, essas duas citadas? Anomalisa é um drama existencialista e impactante, com uma mensagem forte, e animado com uma técnica diferente (stop-motion). O Menino e o Mundo é outro filme incrível que não deve nada ao polo Disney / Pixar.
Como isso dialoga com a edição de 2021? Wolfwalkers é uma produção independente que não almeja provocar uma grande reflexão no nível de Soul, e justamente por isso se destaca: é uma história linda sobre natureza e liberdade, trazendo também questionamentos acerta do papel da mulher na sociedade (no mesmo espírito de Enola Holmes, ainda que em contextos diferentes). Os personagens são bastante tangíveis, e o enredo prende quem assiste. É um filme mais simples, mas extremamente franco e sensível - que não deve nada à Soul.
Premiações, em especial o Adademy Awards, são vistas com enorme prestígio. É importante que haja uma abertura de visão, de que não é um Oscar que torna um filme bom ou ruim, e sim o filme em si. O mesmo vale para atuações, direções... afinal, Fernanda Montenegro não perdeu o prêmio de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow? São decisões subjetivas, que cabem aos júris dos respectivos festivais. Empate não é proibido - em 2019, Glenn Close empatou com Lady Gaga no Critics Choice Awards - mas não é um hábito comum. A mensagem que fica é: ao invés de tentar encontrar o melhor dos indicados, o objetivo das premiações deveria ser celebra-los, cada um com sua particularidade. Infelizmente nem todos enxergam dessa maneira.
Minha aposta, assim como a de muitos, vai para Soul. Mas meu desejo era que ganhasse Wolfwalkers. Ou por que não um empate?
Cobertura Oscar 2021:
Críticas e ensaios (CineAlternativo):
A Voz Suprema do Blues - https://bit.ly/3qX3Nir
Uma Noite em Miami - https://bit.ly/39FAT0n
Mank - https://bit.ly/2Nk0PGh
Nomadland - https://bit.ly/3lEkYE4
O Som do Silêncio - https://bit.ly/3doviwb
Curtas-metragens indicados - https://bit.ly/39SBITi
Podcasts (Sessão das Onze):
Soul - https://spoti.fi/3wF1sME
Os 7 de Chicago - https://spoti.fi/3rX9EnV
A Voz Suprema do Blues - https://spoti.fi/2Q3p3pM
Tenet - https://spoti.fi/2Q8KoxL
Mank - https://spoti.fi/39Uqhun
Uma Noite em Miami - https://spoti.fi/3sZGrKz
O Som do Silêncio - https://spoti.fi/3uuwbu8
Nomadland - https://spoti.fi/3cXFIUp
Minari - https://spoti.fi/3rYEi0p
E não podia faltar:
Para mais análises, montei uma lista no Letterboxd com todos indicados, ordenados de acordo com a nota (https://bit.ly/3fR6znh). Lá você pode ler reviews da maioria deles, e muito mais!
Letterboxd: Lucas Noronha
Boa análise! Acredito sem pensar que Soul vai ganhar de vez a categoria. Mas esse WolfWalkers parece ser muito interessante, ainda preciso assistir. Mas é justamente o fato de sempre a Disney sair na frente em todas edições, e animações extremamente unicas e bem feitas serem ignoradas que é o que me incomoda. Seria incrível se houvesse um empate entre uma animação Disney e outra de outro estúdio, mas isso é difícil de acontecer. Mesmo assim bom o teu texto! Simples e muito explicativo.
ResponderExcluirObrigado! Sim, um empate seria perfeito. Mas o prêmio está em (muito) boas mãos se Soul ganhar. E certamente vai ganhar.
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