2019 foi um grande ano para o cinema. Um ano de filmes grandiosos, cada qual a sua maneira - seja através da magnitude ou da simplicidade. Junta-se à lista O Farol, o novo filme de Robert Eggers, diretor do recente A Bruxa.
O Farol conta a história de dois faroleiros que, enquanto cuidam de um farol, acabam tendo que esperar na ilha quando imprevistos da natureza os fazem ficar presos lá. Eles acabam entrando em atritos e, gradualmente, enlouquecendo. O Farol foi vendido como um terror psicológico, mas na minha visão dialoga mais com o gênero suspense. É um filme primordialmente sensorial, com uma fotografia belíssima em preto e branco. O tamanho quadrado da tela, além de remeter ao cinema antigo, amplifica a sensação de claustrofobia proposta pelo roteiro. Este acerta em cheio na abordagem, trazendo um tom minimalista para a narrativa, junto de simbolismos e metáforas densas e pesadas. A parte sonora auxilia nessa missão, através da preferência ao silêncio e da trilha sonora quase experimental de Mark Koven.
O maior destaque vai para as atuações. Willem Dafoe é um grande ator, e aqui ele entrega mais uma performance memorável. O destaque, entretanto, é Robert Pattinson, que mostra que já saiu da sombra do vampiro Edward, e surpreende com uma atuação tão boa ou melhor que a de seu colega. Ambos conseguem transmitir as vivências e angústias às quais os personagens estão passando. Dafoe, por ser o mais experiente (dentro e fora da tela), começa controlando tudo, mas ao passo que o personagem de Pattinson cresce e toma voz, acaba engolindo-o. E isso é mérito também da direção, que através da condução e decupagem apuradas, trabalham muito bem todos elementos.
(Crédito: Divulgação - A24)
Não me recordo direito de A Bruxa, mas O Farol, ao meu ver, eleva as qualidades do seu antecessor, e é um dos melhores filmes de 2019. Talvez não ganhe tanto destaque na temporada de premiações, por ser uma produção mais "underground", mas com certeza merece ser assistido. Uma autêntica obra de arte.
NOTA: 10 / 10
Comentários
Postar um comentário